Qual é a idade certa para empreender?

Você sabe qual é a idade certa para empreender? Leia o nosso artigo e descubra!

Tem muita gente que acha que há idade certa para empreender. Mas será que isso é verdade? De acordo com uma pesquisa feita pela Global Entrepreneuship Monitor, os brasileiros mais empreendedores são aqueles com idades entre 25 a 34 anos. No entanto, os jovens de 18 a 24 anos também aumentaram a sua participação na abertura das empresas.
Para falar um pouco do empreendedorismo ao longo das idades, preparamos este post. Nele, você vai descobrir se há idade certa para empreender. Ficou interessado em conferir tudo com a gente? Então, leia o nosso artigo!

O empreendedorismo aos 20 anos

Aposto que se você passou dos 30 anos como eu, deve sentir saudade da época da faculdade, amigos e balada, não é verdade? Saiba que essas são as maiores preocupações de quem tem 20 anos. Entretanto, também há jovens nessa faixa etária que têm vontade de tirar sua startup do papel.

No entanto, empreender envolve muitas incertezas, principalmente quando se trata de uma startup. Mas com um pouco de coragem, estudo e conhecimento você consegue encarar o empreendedorismo.
A fase dos 20 é a idade que transforma o empreendedorismo em aventura.

Nesta idade, os jovens são curiosos, têm a auto estima elevada e não têm medo de correr riscos. Apesar da vitalidade para superar incertezas e desafios, os empreendedores mais jovens sofrem com sua falta de experiência. Portanto, se você realmente quer empreender nesta idade, deverá estar preparado para qualquer tipo de desafio.

O empreendedorismo aos 30 anos

A fase dos 30 anos é aquela em que muitas pessoas passam pelo casamento, o nascimento dos filhos e a pós-graduação. E é a partir dos 30 que as obrigações surgem. As pessoas desta idade buscam sua realização pessoal com a empresa, algo que muitos empregos não proporcionam.

Por isso, é nessa fase que muitas pessoas trocam o certo pelo “incerto”. Preferem criar algo do “zero” e acreditar em seus próprios sonhos.

E é esta a faixa etária que mais busca informações junto ao Sebrae. Apesar de terem certo conhecimento da atividade que desejam empreender, essas pessoas não costumam conhecer a gestão a fundo.

Além disso, a maior dificuldade do empreendedor nesta fase é formar um bom time de colaboradores, pois quanto mais o empreendimento cresce, mais difícil é gerenciar sozinho o negócio.

O empreendedorismo aos 40 anos

E será que essa é a idade certa para empreender? Então, vamos analisar essa fase: muitos têm casa própria, carro na garagem e até segurança financeira. O empreendedor com 40 anos de idade é aquele que já passou pelo mercado de trabalho e busca mais qualidade de vida.

Nesta fase, as pessoas costumam estar mais preparadas, possuem muito conhecimento e vivência. Elas têm o capital que precisam e sabem a importância do planejamento para o seu sucesso profissional.

No entanto, os pontos negativos desta fase são a falta de agilidade dos 20 anos e a preferência por investir em negócios menos arriscados, como as franquias.

O empreendedorismo aos 50 anos

Antigamente, quem chegava aos 50 anos queria se aposentar, curtir a vida, o lazer com a família e ter o seu tempo livre para jogar um baralho com os amigos. Sabe aquela frase que a vida começa aos 40? Não, meu caro leitor, a vida começa aos 50 anos de idade.

Muitos cinquentões estão em pleno vigor. Tem gente que até começou a empreender nessa idade e, detalhe, contando até com a ajuda da mulher e dos filhos. Entretanto, o empreendedorismo nesta fase da vida aparece como uma necessidade.

Os empreendedores são bem sucedidos em suas carreiras profissionais e estão começando a sair do mercado. No entanto, a maior vantagem de empreender com 50 anos é que você já tem conhecimento suficiente, pois está mais preparado para não cair em algumas armadilhas do próprio mercado.

Agora que você já viu como é o empreendedorismo em cada fase da vida, poderá refletir sobre qual é a idade certa para empreender, não é verdade? Analise seus sonhos e tire-os do papel! O importante é você acreditar em si mesmo e ver que a sua ideia vale a pena!

E aí, você também tem vontade de empreender? Conte para gente os seus sonhos!


Você Pode Gostar Deste Artigo

0 comentários