Como começar um negócio do zero sem dinheiro



Homem pensando como começar um negócio do zero sem dinheiro

O mundo do empreendedorismo está cheio de boas ideias. Mas o grande desafio é tirá-las do papel. No entanto, como começar um negócio do zero sem dinheiro? A princípio, você terá que ter em mente o tipo de negócio que deseja abrir e não desanimar quando vierem as primeiras dificuldades.

Mas se você realmente deseja começar um negócio do zero sem dinheiro, preste atenção em nosso post, pois vamos ajudá-lo a entender como isso é possível.

Prepare-se para empreender

Antes de embarcar em qualquer projeto, esteja ciente de que você terá como manter pelo menos suas despesas pessoais até que o seu empreendimento vingue. Se você realmente não tem uma boa poupança, comece a fazer isso paralelo ao emprego atual.  Caso você não tenha um emprego, não encare um empreendimento que você terá que investir muitos recursos financeiros.

Uma ideia é certificar-se de que o seu negócio tem potencial para dar certo. Por isso, pesquise bem seu segmento, converse com outros empreendedores do ramo e identifique seu potencial diferencial.  Invista em algo que você realmente tenha conhecimento.

Faça parcerias

Se sua ideia é boa, você pode convencer fornecedores e clientes a apostarem nela. Mais uma vez você terá que ter um bom discurso de vendas.  Convença as pessoas a correrem riscos com você, mas se elas enxergarem o potencial da sua ideia, podem concordar em receber o pagamento mais para frente ou até trocar seus serviços por uma participação no negócio.  

Já para o cliente que topar a parceria, você pode oferecer preços diferenciados e exclusividade em um determinado serviço ou produto.

Tenha uma rede de contatos

Uma boa rede de contatos ou como lemos por aí, o famoso networking é a maneira mais fácil de encontrar potenciais parceiros. Por isso, promova o seu produto usando o “boca a boca”, participe de feiras da sua cidade e distribuía cartões de visita. Desta maneira você ficará conhecido.

Planeje suas ações

Ser adaptável não quer dizer que você terá abrir mão do planejamento. Quanto mais os recursos  forem escassos, melhor você deverá administrá-los. Afinal de contas, qualquer erro será fatal para o seu empreendimento. Também é importante definir metas e aprender tudo aquilo que você não sabe sobre o negócio.

Por isso, elabore um bom plano de negócios e faça as adaptações necessárias no dia a dia. Lembre-se que quando você é capaz de colocar a ideia no papel, você se sentirá seguro e terá a certeza de um empreendimento sólido nas mãos.

Trabalhe com produtos ou serviços que possam ser vendidos

Para que você consiga atingir seus objetivos financeiros, você deverá ter algo que possa ser vendido ou monetizado. Desenvolva uma relação com seu potencial cliente e tente entender quais são as suas necessidades. Em seguida, ofereça algo que resolva os problemas dessas pessoas.

Os empreendimentos que conseguem ter sucesso são baseados no princípio de que eles oferecem uma solução para as necessidades dos seus clientes.

Viu como é possível começar um negócio do zero sem dinheiro? Agora que você já sabe o que fazer, que tal começar a empreender?

Quer ler mais um artigo sobre empreendedorismo? Acesse o nosso próximo post e saiba qual é a idade certa para empreender!


Você Pode Gostar Deste Artigo

0 comentários