Menu

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

5 principais características do perfil empreendedor

principais características do perfil empreendedor

Muitas pessoas não se consideram empreendedoras porque acham que não têm as principais características do perfil empreendedor. E por esse motivo, elas desistem de abrir uma empresa. Porém, você não pode pensar dessa maneira, pois antes de tudo é preciso avaliar se você possui ou não as características para um empreendedor de sucesso.

Mas como fazer isso? Neste post, você vai saber se tem algumas dessas características.Vamos mostrar 5 delas. Se você ficou curioso para saber se está no caminho certo para começar a empreender, continue com a gente e confira o nosso artigo!

1. Iniciativa 

A iniciativa é uma das principais características do perfil empreendedor. A pessoa que tem iniciativa é aquela que identifica uma oportunidade ou necessidade, vai e faz. Ela não deixa nada para depois e na maioria das vezes nem repassa o trabalho para outra pessoa. Essa característica é muito importante porque, no mundo dos negócios, quem chega em primeiro lugar se dá bem.

O empreendedor também não tem muito tempo para agir. Então ele pega e faz. Portanto, para saber se você é uma pessoa com iniciativa, faça o teste: imagine que você está andando pela sua casa e percebe que há um prego torto na parede e que pode machucar quem passa por perto. Para consertar, é preciso pegar o martelo e dar umas boas batidas, não é verdade? Você é a pessoa que pega o martelo ou é aquela que espera os outros baterem no prego?

2. Persistência

Essa é outra característica dos empreendedores. Você já sabe que a jornada do empreendedor não é fácil. Portanto, se você quer ter sucesso é preciso ser persistente. A capacidade de continuar seguindo em frente, sem desistir, mesmo diante de obstáculos é o que faz um empreendedor ter sucesso.

Porém, é preciso ter cuidado. Não seja teimoso! Ao perceber que você não está tendo resultado com o caminho escolhido, reavalie a situação e mude o rumo se for preciso.

3. Controle dos riscos

Um empreendedor corre riscos, mas também não assume uma postura descontrolada. Ele calcula os riscos para diminuir suas perdas e aumentar a chance de sucesso em cada uma de suas apostas. Afinal de contas, não é possível fazer uma empresa crescer sem arriscar, mas quando isso é demais pode levá-lo na direção contrária e prejudicar o seu negócio.

Talvez essa seja a característica mais difícil de se perceber no dia a dia, mas, se você souber correr riscos calculados, provavelmente tomará boas decisões em relação ao seu dinheiro. Por exemplo, você investe para conseguir um pouco mais de retorno, mas sem arriscar perder suas economias.

4. Insatisfação constante

Você deve estar pensando que essa característica é ruim, não é mesmo? Mas ela não é! Ela é uma das características empreendedoras mais marcantes. Em outras palavras, essa insatisfação constante é a certeza de que é possível fazer sempre mais e melhor. O empreendedor, por sua natureza, é alguém que está continuamente buscando formas de aumentar a qualidade e a eficiência do seu negócio.

É fácil descobrir se você tem essa característica. Reflita sobre a sua vida pessoal ou o seu trabalho. Veja se você usa com frequência a expressão "está bom assim". Para alguém que tem insatisfação constante típica dos empreendedores, tudo pode melhorar. No entanto, se ao invés disso você é observador e sempre tem ideias novas para aprimorar a maneira como as coisas são feitas, está pronto para empreender.

5. Comprometimento

O comprometimento lembra a persistência. No entanto, ele tem um caráter mais voltado para os outros do que para si mesmo. Alguém comprometido não desiste diante dos obstáculos. Isso acontece não pela necessidade de atingir suas metas, mas pela consciência do impacto que suas ações trazem para outras pessoas.

Um empreendedor também não trabalha sozinho. Ele tem colaboradores, clientes e até fornecedores que dependem dele. Por isso, a cada passo de sua jornada, ele leva em consideração todas essas pessoas e organizações.

Portanto, se você tem comprometimento, certamente é o tipo de pessoa que não deixa os trabalhos de grupo serem feitos pelo resto da equipe. Não falta ao trabalho porque sabe que outro colega da sua equipe vai ter que trabalhar em dobro para compensar. Você também não se atrasa para os compromissos, porque valoriza o tempo de quem vai ficar esperando.

Agora que você já viu essas 5 principais características do perfil empreendedor, que tal refletir sobre si mesmo? Observe se você tem atitudes empreendedoras e invista em um negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e saiba quem pode ser MEI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário