4 dicas simples para divulgar seu negócio


dicas simples para divulgar seu negócio

Muitos donos de pequenos negócios pensam que a publicidade só deve ser feita a cada seis meses. Isso é um erro. Quando a propaganda é contínua e focada é mais fácil de você fazer parcerias e fechar boas vendas.  Mas quais as dicas simples para divulgar seu negócio?

Neste post, listei 4 dicas para você utilizar em seu dia a dia. Algumas delas você não terá quase investimento algum, pois elas vão desde uma simples conversa com a sua família e os amigos até as estratégias voltadas para o marketing digital. Bom, se você se interessou pelo artigo, continue comigo e confira a partir de agora a lista com essas dicas!

1. Fale com familiares e amigos

Não adianta você ter um bom negócio e não divulgar. Comece fazendo a propaganda com seus familiares e amigos. Você pode tanto falar do que se trata o seu empreendimento, quanto fazer alguns cartões de visita e distribuir. Não se esqueça de colocar nesse material a sua logomarca, seu nome, endereço, número de contato e e-mail.

Caso faça parte de algum clube de serviços, entidade ou até mesmo um simples grupo de igreja, fale com as pessoas do que se trata o seu empreendimento, quais os produtos que você irá oferecer, as marcas que irá trabalhar e também o diferencial do seu negócio. 

2. Faça panfletagem

Antes de fazer qualquer panfletagem, conheça bem o seu público alvo. Saiba quais os locais que ele frequenta e invista na divulgação. Dá para distribuir panfletos de porta em porta (cuidado para não poluir garagens e calçadas), nas ruas do seu bairro e nas avenidas principais da cidade. Você também pode deixar em locais com grande circulação de pessoas.

A panfletagem é uma maneira certa de divulgar o seu negócio. Além disso, é barata, informativa e fácil de distribuir. O tamanho mais adequado para um panfleto é meia folha de ofício ou papel A4. Geralmente, esses panfletos são produzidos em grande escala por gráficas. No entanto, dá para conversar com quem vai imprimir os materiais e negociar a quantidade de material que você irá precisar.

3. Invista em anúncios

Para investir no anúncio e na mídia certa você também precisa saber onde seu público está. Por exemplo, não adianta investir em anúncio de TV sendo que o seu potencial consumidor procura mais por informações na Internet. Veja também quais os meios de comunicação são mais utilizados na sua cidade e invista nesta divulgação. Também vale a pena avaliar quanto você irá gastar com cada anúncio e escolher o que é melhor para a sua empresa, tanto em relação ao valor quanto ao alcance de pessoas. Portanto,  pense em fazer propagandas nos seguintes meios:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Jornal;
  • Site;
  • Outdoors;
  • Loja virtual;
  • Links patrocinados;
  • Facebook ADS.


  • 4. Utilize as redes sociais

    Facebook

    O Facebook é uma das mídias digitais de maior crescimento no mundo. E portanto, vale a pena você adotar algumas práticas para divulgar o seu negócio. Veja:

    Estabeleça um relacionamento com seu público

    Comente, esclareça  dúvidas, mostre que sua empresa está atenta ao que falam e que seus curtidores não interagem com a marca em vão.

    Dissemine ideias

    Não pense apenas em vender produtos. Isso pode ser chato. O ideal é disseminar ideias. Quando uma pessoa curte a sua página, ela quer receber mais que anúncios. Um bom exemplo é uma fanpage de cosméticos que, entre um anúncio e outro, compartilha dicas e tutoriais de maquiagem.

    Para quem trabalha com comida, além de publicar fotos dos pratos bem preparados, pode-se pensar em fazer fotos durante o preparo dos alimentos. Mas cuidado com a organização da sua cozinha, utilize sempre uma touca e uma roupa própria. Passe uma boa imagem para o seu futuro cliente.

    Outra dica é fazer um vídeo ensinando um prato de família. Fale dos temperos naturais que você utiliza tanto para esse prato, quanto para os pratos que elabora no seu restaurante. Lembre-se que hoje as pessoas dão mais valor aos alimentos e temperos frescos. Essa dica também vale para quem trabalha com vendas de marmitas.

    Receba bem as críticas

    Sua empresa só tem a crescer quando leva em conta as reclamações e sugestões dos clientes.  Portanto, não deixe de respondê-los em sua página. Para as reclamações, diga ao cliente que você buscará as melhores soluções para o problema. Dependendo da reclamação, vale a pena você dizer ao consumidor que também o chamará inbox. O cliente tem satisfação quando suas críticas ou sugestões são ouvidas.

    Mantenha a sua página atualizada

    O maior erro das empresas é criar uma página no Facebook e deixá-la pra lá. Mantenha a atualização da sua página, mas cuidado com os excessos de publicação. Você pode divulgar até dois posts, três vezes na semana (nos horários que as pessoas interagem mais com a sua página).

    Instagram

    • Planeje as suas postagens
    • Publique conteúdos relevantes
    • Faça fotos de tirar o fôlego

    Agora que você conferiu essas 4 dicas simples para divulgar seu negócio, que tal colocar a mão na massa e começar? Caso precise de alguém para criar conteúdo para sua empresa, contrate um redator!

    Gostou das nossas sugestões? Continue com a gente em nosso blog e saiba se vale a pena empreender depois dos 30!

    Você Pode Gostar Deste Artigo

    0 comentários