Como investir em turismo rural?


homem sentado na pedra olhando o pôr do sol

O turismo rural resgata a tradição rural. Ele apresenta coisas típicas do nosso cotidiano e que estão sendo esquecidas em algumas regiões do Brasil. Além disso, o turismo rural pode ser um grande atrativo para as pessoas que gostam de atividades físicas como caminhada ou ciclismo. Mas como investir em turismo rural?

Neste post, vou falar um pouco sobre o assunto. Quer conferir tudo comigo? Então, acompanhe!

O que é turismo rural?

Pense em usar o turismo rural como forma de conhecer a gastronomia no meio rural, fazer atividades recreativas e muito mais. Se você tem uma propriedade rural, pode transformá-la em um ambiente propício para o turismo rural. E as chances de isso virar um sucesso são grandes, dependendo do lugar onde você mora.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, AssistênciaTécnica e Extensão Rural (Incaper) do Espírito Santo, no Estado, o agroturismo é uma das modalidades mais importantes do turismo rural. Ele é reconhecido como uma das principais atividades econômicas, pois gera renda extra na propriedade rural. Além disso, o contato direto com o consumidor/turista que visita a propriedade ajuda a elevar a renda do agricultor familiar, pois ele tem a oportunidade de mostrar e vender os seus produtos e serviços. 

De acordo ainda com o Incaper, o Espírito Santo foi um dos primeiros estados a implantar o turismo rural no Brasil. O projeto piloto foi desenvolvido na região Serrana e aos poucos ganhou as comunidades e todas as regiões do Espírito Santo.

Quais as características do turismo rural?

Se você deseja saber como investir em turismo rural, você deve entender as características desta modalidade. Em geral, os negócios que tratam do turismo rural, são voltados ao lazer, esporte, recreação, arvorismo, cavalgadas, ciclismo, hospedagem, tranquilidade, conforto e, claro, gastronomia.

Ou seja, você pode viabilizar o seu negócio de várias maneiras sem que seja necessário um capital elevado. Além disso, o turismo rural tem como principal característica a conservação e a tradição de oferecer ao turista um espaço com uma hospedagem rural, que se preserva os costumes locais, a farta alimentação, um estilo mais colonial e as atividades relacionadas a este meio rural.

Como montar um espaço para turismo rural?

Pense na localização

A localização da pousada ou fazenda é um dos fatores mais importantes do turismo rural. Além da propriedade ter que possuir belezas naturais como cachoeiras, pássaros e árvores, é necessário que ela seja localizada em um local de fácil acesso e bem sinalizado. Também é importante que ela esteja próxima de cidades que tenham uma boa infraestrutura.

Mantenha a identidade do local

Nada de transformar muito o local do seu empreendimento, certo? Você deve manter a identidade, pois cada espaço rural tem as suas próprias características como clima, relevo, vegetação, aspectos regionais como arquitetura, gastronomia, hidrografia e entre outros itens que fazem do lugar algo único e original.

Trabalhe a harmonia ambiental

Os turistas rurais procuram harmonia ambiental e isso depende da preservação do meio ambiente, das espécies e da biodiversidade. Portanto, a preservação ambiental deve fazer parte das decisões do turismo rural, para que as modificações realizadas melhorem a recreação e outros fatores de lazer, e não comprometam o equilíbrio ambiental.

Preserve as raízes culturais

A cultura local também deve ser preservada. Esse é, sem dúvida, um dos maiores motivos para que você tenha sucesso com o turismo rural. Você deve retratar a cultura e o regionalismo em que sua pousada está localizada.

Respeite a legislação

Saiba que há várias diretrizes voltadas para o turismo rural. Dentre elas está o estabelecimento de legislação específica, que você deve conhecer. Portanto, peça orientação a Secretaria de Turismo da sua cidade e conheça as regras para desenvolver o turismo rural. Há também um documento do Ministério do Turismo com várias diretrizes para o desenvolvimento do turismo rural.

Agora que você aprendeu como investir em turismo rural, que tal tirar aquele sonho antigo do papel e transformar a sua propriedade? Pense no que fazer para valorizar a sua região e lucrar ainda mais!

Você Pode Gostar Deste Artigo

0 comentários