5 dicas para ser mais produtivo no trabalho


dicas para ser mais produtivo no trabalho

Um dos maiores desejos de muitos empreendedores é aumentar a produtividade. Muitas vezes até pensamos que as horas do dia são poucas, não é verdade? Eu mesma já desejei ter mais tempo para colocar as tarefas em dia. Mas não se preocupe com as horas que passam, saiba que há várias dicas para ser mais produtivo no trabalho e aproveitar cada momento do seu dia.

No entanto, como ser produtivo (a)? Neste post, listei 5 dicas para você colocar em prática em seu dia a dia. Algumas delas, eu mesma pratico, e garanto que é possível ser um profissional mais produtivo. E aí, ficou curioso (a) para saber alguns dos segredos para aumentar a produtividade? Então, siga com a leitura!

1. Planeje o seu dia na noite anterior

Todas as noites vejo as demandas que tenho no dia seguinte. Como trabalho com produção de conteúdo, dou prioridade aquilo que é mais urgente. Assim, ao começar o dia, estou preparada e focada para produzir artigos e posts que preciso. Você também pode separar uns 10 minutos da sua noite para anotar tudo que você precisa fazer.

Assim, dá para separar aquela roupa bonita que você vai usar para trabalhar e também pensar no que levar para o seu almoço ou lanche.  Com o dia planejado, você poderá dormir melhor e ter menos preocupações, pois saberá o que fazer na hora que chegar na sua empresa.

2. Transforme as suas metas em pequenas tarefas

Você já viu uma meta enorme e pensou que seria impossível cumpri-la durante o dia? Aposto que sim. No entanto, você pode transformá-la em pequenas tarefas. Pense numa espécie de passo a passo para poder atingi-la e comece aos poucos. Isso fará com que você seja mais produtivo e diminuirá a chance de desistir de algo importante.

3. Comece pelos trabalhos mais simples

Muitas vezes nos deparamos com uma grande lista de coisas para fazer, mas algumas dessas atividades são até rápidas. Quer um exemplo? Mandar um e-mail para o fornecedor, pedir algo para um colaborador ou até mesmo pagar um boleto bancário. Uma dica para aumentar a produtividade no trabalho é fazer as pequenas tarefas para poder riscá-las da sua lista.

Eu, por exemplo, quando começo a trabalhar em meu home office, a primeira coisa que faço é abrir o computador e conferir os e-mails. Se chegou e-mail de clientes, eu respondo. Depois, começo pelo artigo mais fácil de ser produzido. Confesso que já optei pela tarefa mais difícil, mas "agarrei" durante o dia todo e perdi o meu tempo. Resultado: nem a tarefa rápida e nem a mais difícil ficaram prontas. Então, a minha dica é para você não cometer o mesmo erro.

4. Faça meditação para ser mais produtivo

Neste tópico preciso contar uma experiência que tive com a meditação. De vez em quando, pratico. Geralmente, medito quando não consigo ter concentração em meu trabalho. Sabe aqueles dias que a cabeça não funciona? Pois é! É exatamente nestes dias que pratico a meditação. Não sei se você sabe, mas meditar traz muitos benefícios. Entre eles, ajuda a relaxar, aumenta a concentração e a capacidade de memorizar, e melhora a respiração. 

Como consequência, você produz mais e melhor! Uma dica é você procurar um terapeuta que possa te ajudar a meditar. Tire pelo menos cinco minutos diários para isso e veja os inúmeros benefícios! Feche os olhos, respire fundo e foque na respiração. Com a prática, você se sentirá melhor e poderá ter um dia cada vez mais produtivo.

5. Preste atenção ao que você come

Você pode até pensar que os alimentos que consome não interferem em sua produtividade. Mas saiba que eles fazem toda a diferença no seu dia a dia. Um fast food deixa o corpo mais lento, pois você precisa de todas as suas forças para fazer a digestão. Já uma alimentação saudável, dá mais energia, te deixa leve e concentrado em seu trabalho.

Outra dica que você pode colocar como prioridade na sua rotina é evitar o café em excesso. Tudo bem que um cafezinho, de vez em quando, faz um bem enorme, não é verdade? Mas tomar muito café pode te deixar agitado e sem foco. Portanto, quando perceber que vai exagerar nas xícaras dessa bebida, que é uma paixão de muitos brasileiros, tome água. Assim, você evitará o cansaço e poderá hidratar ainda mais o seu corpo.

Agora que você aprendeu essas 5 dicas para ser mais produtivo em seu trabalho, que tal colocá-las em prática? Cuide do seu dia com antecedência, escolha bem os alimentos e tire um tempinho para trabalhar a sua concentração. Faça as suas tarefas aos poucos e seja mais produtivo (a)!



Você Pode Gostar Deste Artigo

0 comentários