Como tornar a sua empresa mais humana?

Na foto tem duas pessoas sentadas na mesa tomando café.

Uma das coisas que aprendi na área de Marketing é que consumidores esperam por empresas mais humanas. Essa tendência se confirma a cada dia. De acordo com um estudo realizado pela WGSN, autoridade global em análises e previsões de tendências, consumidores buscam conexões mais pessoais com as organizações. Mas como tornar a sua empresa mais humana?

Para começar, você pode investir em profissionais e tecnologias que aproximam as pessoas. Também vale a pena:

Contar a sua história 

Pessoas compram de pessoas. Além disso, elas adoram uma boa história. Portanto, conte como começou a sua empresa. Fale dos seus objetivos e desafios. No site do seu empreendimento, capriche no texto dedicado a parte de "Quem Somos". No Instagram, passe a mensagem na sua Bio, dizendo qual é a sua missão como empreendedor. Seja mais humano do que empresa. As pessoas precisam entender que você é mais do que um CNPJ, você é de carne e osso, é humano como elas. 

Mostrar seus colaboradores 

Mostre quem trabalha com você. Apresente aquela pessoa que cuida dos bastidores da sua empresa. Uma boa maneira de fazer isso é usar os Stories do seu Instagram. Se você tem uma padaria, faça lives de onde é feito o pãozinho, converse com o padeiro, deixe-o falar sobre os cuidados que a sua empresa tem com a produção dos pães e bolos. 

Já se você tem outro tipo de negócio, procure mostrar às pessoas o cuidado que você tem com o trabalho que oferece. Se você tem um restaurante, lembre-se sempre de fazer as lives usando luvas, toucas e aventais (se for o caso). Faça com que o cliente entenda que você prioriza a segurança alimentar e cuida para que os produtos sejam feitos com a máxima higiene.

Puxar conversa com seus seguidores

Essa também é uma forma de tornar a sua empresa mais humana. No Instagram, você que trabalha com oferta de serviços pode criar uma conta profissional e usar os Stories para tirar pequenas dúvidas dos seus possíveis clientes. Abra a caixinha de perguntas e deixe as pessoas tirarem as dúvidas. E não fique preocupado com a consultoria gratuita. Saiba que quanto mais você oferece algo de bom para as pessoas, mais elas admiram você e a sua empresa. E mais clientes você tem. Então, não tem medo de ajudar as pessoas. 

Para quem trabalha com produtos, use o Instagram para tirar dúvidas dos seus clientes. Quer um exemplo? Vamos imaginar que você tem uma loja de cosméticos. Ao invés de publicar catálogo de produtos, explique os benefícios da base em pó, para que tipo de pele serve, quais os cuidados que se deve ter para ter o efeito desejado. Assim, você cria um diálogo com quem te segue e conquista o cliente para uma futura compra.
 

Lembrar os momentos difíceis da sua empresa

A intenção aqui é mostrar o quanto a sua empresa é humana. E não há mais humano que mostrar que você passou por momentos difíceis. No entanto, não deixe falar sobre o que você fez para chegar onde chegou. Histórias de superação inspiram e dão forças para que as pessoas sejam firmes em sua caminhada individual.
 

Atender quem te chama nas redes sociais

Para evitar que o cliente fique esperando o atendimento, tenha um funcionário para cuidar das suas redes sociais. Caso você não queira tirar ninguém da sua equipe, contrate um gestor/produtor de conteúdo. Ele te ajudará com a parte de marketing da sua empresa e poderá atender as pessoas que chegam até os seus canais de comunicação. Nunca deixe uma pessoa esperando por respostas, ok? 

Agora você aprendeu como tornar a sua empresa mais humana, não é verdade? Coloque as nossas dicas em prática e você terá muito sucesso em seu negócio. Por isso, ofereça um bom atendimento e cuide também do seu pós-venda. 





 






Você Pode Gostar Deste Artigo

0 comentários