Mudanças no comportamento do consumidor pós Covid-19: como ficar atento?

mudanças-no-comportamento-do-consumidor

Se tem uma coisa que você precisa pensar é nas mudanças no comportamento do consumidor pós Covid-19. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os brasileiros aumentaram mais suas compras online e passaram a usar os meios digitais para pagamentos. E esses hábitos devem continuar na pós-pandemia.

Segundo a pesquisa realizada sobre o comportamento do consumidor brasileiro, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena, aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. Em 46% dos casos, isso superou a 50%. E o que mais se buscou? Alimentos e bebidas de consumo imediato. Eles representam 79% de procura.

No entanto, como você deve ficar atento as mudanças no comportamento do consumidor pós Covid-19? Isso é o que vou te responder neste artigo. Acompanhe!

Fique ligado nas mudanças no comportamento do consumidor          

Ainda que saiam às ruas poucas vezes, o consumidor tem comprado mais pela Internet, usando aplicativos para adquirir produtos e fazer pagamentos. A demanda do comércio eletrônico aumentou e com isso os prazos de entrega. Assim, 69% dos consumidores entrevistados pelo estudo, notaram que os prazos de entrega ficaram mais longos e 57% consideram este aumento aceitável. Mas também teve a parcela de 11% dos consumidores que deixaram e comprar online devido ao prazo da entrega.

Invista no e-commerce

Quem pode, deve investir no e-commerce. Segundo a pesquisa, somente na pandemia, 52% dos consumidores disseram que agora compram mais online. Isso significa que se você conseguir se relacionar bem com o seu cliente, sairá mais forte após a crise.

Capriche em suas redes sociais

O comportamento do consumidor digital também mudou. Com ele mais online, você pode e deve investir em suas redes sociais. Portanto, capriche em seu Instagram e  Facebook. Esteja no meio virtual, seja visto e não deixe de fazer com que a sua marca seja conhecida pelos consumidores. Agora mais do que nunca é hora de investir em marketing digital para ser lembrado.

Conquiste o consumidor pelo marketplace do Facebook

Engana-se quem pensa que o marketplace do Facebook só serve para divulgar produtos usados. Tenho uma boa experiência sobre a loja de máquinas agrícolas do meu marido. Sempre divulgo nossas melhores promoções nas páginas da minha cidade e de locais próximos. Tenho um bom retorno. A minha dica na hora de divulgar é escrever: "Produto Novo", assim você chamará a atenção de quem faz pesquisas online. 

Mostre presença na Internet

Além de usar as redes sociais que fazem sentido para a sua marca, esteja presente na Internet. Configure as contas das redes sociais para que possam responder automaticamente, quando você não estiver online. E caso esteja, responda sempre ao consumidor. Dê toda a atenção que ele merece, para você fechar a sua venda.

Venda pelo WhatsApp Business

Para ficar atento ao comportamento do consumidor, venda também pelo WhatsApp Business. Muitas empresas fazem delivery de produtos e até serviços durante a pandemia. Que tal você continuar a oferecer este serviço quando tudo passar? Lembre-se que é mais uma maneira de conquistar o seu cliente!

Como você pode ver, é importante ficar atento as mudanças no comportamento do consumidor. Portanto, se adeque na maneira de trabalhar e ofereça o melhor aos seus clientes. Hoje, na crise do coronavírus, talvez você teve que começar uma outra maneira de fazer negócios. Entretanto, as empresas que investirem no meio digital, são as que atenderão com mais qualidade as exigências dos seus clientes.

E aí, você sabe como ficar atento as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro? Continue comigo aqui no blog e confira mais artigos como este! 

 


Você Pode Gostar Deste Artigo

0 comentários